Notícias

Fequajupe alerta grupos juninos para o aumento de casos da covid-19 e gripe H3N2 em PE

 

Estamos dentro dos 15 dias de vigência do decreto estadual para conter o avanço da Covid em Pernambuco. A variante ômicron já prevalece no número de casos no Estado. O último boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco, divulgado na última sexta (14), registrou 598 mil casos leves da doença e 55 mil casos graves, elevando o número de ocupação de leitos em toda rede estadual.

Até o dia 31 deste mês, os estabelecimentos já não podem mais receber pessoas sem a apresentação do “passaporte” vacinal. E as festas só podem acontecer se as pessoas fizerem o teste rápido ou o RT-PCR com um ou dois dias de antecedência ao evento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas aplicadas na população só combatem a forma grave da ômicron. Ou seja, quem já teve a Covid-19, por meio das variantes anteriores, pode se contaminar novamente por uma variante muito mais transmissível. Como se não bastasse a Covid-19, ainda estamos vivendo uma epidemia de gripe H3N2.

Tal cenário deixa a situação das quadrilhas mais complicada para a realização dos ensaios. Pois, não basta apenas apresentar o “passaporte” vacinal e entrar para ensaiar. Por mais que os ambientes possam ser grandes e arejados, a prática do ensaio requer contato físico e próximo.

Por isso, se faz necessário intensificar os cuidados na realização dos ensaios. Uma medida assertiva seria solicitar aos componentes fazerem a testagem rápida um ou dois dias antes do ensaio para que o encontro com o grande grupo seja mais seguro e que ninguém adoeça dias depois. Dessa maneira, estaríamos olhando para frente e garantindo a realização do nosso São João.

Para ajudar no acesso à informação, listamos abaixo a relação dos locais de testagem rápida em alguns municípios da RMR.

Recife: Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe) e Geraldão, além do programa TestaPE (mais informações https://bit.ly/3KjYIes)

Jaboatão: Centro Ambulatorial de Covid, ao lado do Hospital Policlínica Jaboatão Prazeres. Realiza testes sem agendamento, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Camaragibe: A prefeitura disponibiliza quatro pontos de testagem. As emergências dos centros médicos Aristeu Chaves, Vera Cruz e Tabatinga realizam a testagem dos pacientes em atendimento, por solicitação médica. Os demais moradores podem fazer o teste sem necessidade de agendamento no Ônibus da Saúde, na rua Eliza Cabral, de segundas a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Paulista: Há dois endereços para testagem: Ceamp (Rua Dr. José Mariano, s/n, Arthur Lundgren I), de segunda a sexta, das 9h às 16h; e Prontoclínica Torres Galvão (Avenida Floriano Peixoto, s/n, Centro), com funcionamento 24 horas.

Olinda: Centro de Testagem: Ao lado da Policlínica João Barros Barreto, Carmo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 13h. Policlínicas: São Benedito (Rua Dunas): de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h; Rio Doce II (Rua Coronel Frederico Lundgren): de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. E nas 18 Unidades de Saúde Básicas do município.

Tendo em vista toda essa situação, a Fequajupe suspendeu as visitas aos grupos juninos durante a vigência do decreto e aguarda as novas orientações das autoridades sanitárias para continuar as atividades previstas pela entidade.

É muito importante estarmos atentos e sensíveis neste momento. A pandemia não acabou. As quadrilhas estão sedentas para recomeçar, pois o tempo é curto para elas estruturarem seus espetáculos. Mas é preciso que haja tranquilidade e inteligência emocional para seguir sem comprometer a saúde dos quadrilheiros e quadrilheiras. Caso contrário, vamos viver mais um ano sem São João.

 

0 comments on “Fequajupe alerta grupos juninos para o aumento de casos da covid-19 e gripe H3N2 em PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *