Os grupos juninos da Região Metropolitana do Recife (RMR) estiveram reunidos neste sábado (04) para participar da segunda Assembleia Extraordinária realizada pela Fequajupe. O encontro aconteceu nas dependências do Sesc Santa Rita, localizado no centro do Recife. Em pauta, as alterações que serão realizadas no Estatuto Social da entidade, assim como nos regulamentos das quadrilhas adultas e infanto-juvenis do concurso Pernambuco Junino a partir do São João deste ano.
Sobre os regulamentos do concurso da Fequajupe, o Pernambuco Junino, alguns pontos foram revistos e votados pelas quadrilhas juninas para que fossem alterados. A começar pela participação de membros dos grupos juninos na diretoria da entidade. A votação foi para decidir se o atual modelo continuaria em vigência ou se a partir deste ano, nenhum diretor da federação poderia estar ligado a algum grupo junino. Após a votação, a maioria decidiu manter seus representantes vinculados à Fequajupe, mesmo fazendo parte de grupos juninos, mas com a ressalva de no momento do concurso, o diretor que fizer parte daquele grupo que estiver se apresentando, não se utilize da camisa da federação.
Durante a leitura do regulamento das quadrilhas juninas infanto-juvenis, outros quesitos também sofreram alterações e dedicaram mais tempo de discussão para se chegar a um resultado definitivo. Um dos assuntos tratados foi a idade máxima permitida para a participação dos dançarinos nos grupos. Ficou acordado e registrado em ata que só poderão participar dos grupos aqueles componentes com idade de até 16 anos, completados até o dia da apresentação da quadrilha no concurso. Outra resolução coletiva foi o número de participantes da produção e da diretoria no arraial. Agora, apenas 15 pessoas estarão autorizadas a entrar para montar o espetáculo e cinco diretores para dar suporte aos grupos.
Com relação ao regulamento das quadrilhas adultas, os pontos discutidos foram a assiduidade dos grupos nas atividades da federação que será pré-requisito para a tomada de decisões, a mudança do número de jurados do concurso, assim como os critérios de desempate na final. A partir de agora, os grupos mais assíduos aos eventos da Fequajupe poderão escolher dia e horário das apresentações no concurso e serão beneficiados na final do concurso em caso de empate. A assiduidade será o segundo principal critério de desempate da competição.
A mesa de jurados também mudou. Passará de seis para oito, sendo seis jurados (um para cada item) e dois que julgarão todos os itens. A maior e menor nota por quesito serão descartadas, podendo voltar a serem utilizadas como primeiro critério de desempate. Ainda sobre as notas, ficou acordado com a maioria que a nota Dez (10) não precisará mais de justificativa. A divulgação do resultado passará a ser feito um dia após a final com a abertura dos envelopes e leitura das notas.
Para a presidenta da Fequajupe, Michelly Miguel, essas modificações realizadas entre a diretoria e os grupos consiste “numa construção coletiva que é uma das premissas da federação. Nós realizamos hoje alterações muito significativa para o ciclo junino que poderão ser aplicadas em outros festivais. Foi um trabalho de escuta das quadrilhas, percebendo suas dores e encontrando, conjuntamente, os melhores caminhos que iremos percorrer a partir deste ano”, disse.
Michelly ainda reforçou a importância da assiduidade dos grupos nas atividades da federação. “É muito importante termos a presença de todos os grupos nas nossas ações, uma vez que, a partir de agora e com a decisão da maioria que esteve aqui conosco, a assiduidade será fator determinante para destravar muitos processos nossos”. A presidenta informou, ainda, que essas mesmas pautas discutidas hoje na RMR serão levadas para as zonas da mata Norte e Sul, Agreste e Sertões.
A assembleia contou com participação de representantes das quadrilhas juninas adultas Zabumba, Zé Matuto, Rabeka, Arrocha o Nó, Lumiar, Estrela Matuta, Traque de Massa, Origem Nordestina, Bacamarte, Rojão do Cabo de Santo Agostinho, Xodó Junino, Raízes, além das infanto-juvenis Matutinho, Brincantes e Mirim Evolução.
0 comments on “Fequajupe realiza Assembleia Extraordinária com quadrilhas da RMR”