Intitulado São João Menino, a Fequajupe realizou no último sábado (09) o primeiro seminário do ciclo junino 2022 voltado, exclusivamente, para os grupos infanto-juvenis. o evento aconteceu nas dependências do Sesc Santa Rita, no Centro do Recife, e contou com uma programação carregada de conteúdo e informação.
As atividades, coordenadas pela presidenta e diretor administrativo-financeiro da federação, Michelly Miguel e Anderson Bacelar, respectivamente, aconteceram durante todo o dia. Mesas redondas abordaram diversos temas. O O gestor educacional Eduardo Andrade abordou o tema “Ética, direitos e deveres nas quadrilhas juninas”. Os produtores culturais Aristone Nunes, Bruno Soares e Jero Ferrreira, trataram do “Processo artístico infanto-juvenil”. Para falar sobre planejamento, administração e gestão de grupos, a federação convidou o contador e produtor cultural, Hypolito Patzdorf. Por último e não menos importante, o conselheiro tutelar do Recife, Francisco Santana, foi convidado para falar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente nos Brinquedos Populares/Quadrilhas Intantis. A mediação foi feita pelo pedagogo e coordenador da área de formação da FEQUAJUPE, Ricardo Angeiras, e do produtor cultural e também diretor da federação, Carlos Marques.
Para o produtor cultural Bruno Soares, “o seminário São João Menino foi um processo de muito aprendizado onde o mais importante foi a troca de saberes e fazeres e uma participação efetiva dos gestores das quadrilhas em processo de troca maravilhosa. Todos entenderam que precisamos discutir o movimento de forma alegre, espontânea e totalmente descontraída”, comemorou.
O momento cultural do Seminário São João Menino contou com a presença de um grupo de pé de serra e apresentações de casais de quadrilhas infanto-juvenis.
Foto: Ewerton Ribeiro
0 comments on “Fequajupe realiza primeiro seminário de 2022 para as quadrilhas infanto-juvenis”