A Federação de Quadrilhas de Pernambuco (Fequajupe) esteve reunida na tarde da última quarta-feira (02) com o secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freire Neto, para discutir os rumos do São João deste ano. O encontro aconteceu na sede provisória da Secult, localizada no bairro do Derby, zona central do Recife.
Na pauta, a entrega de uma carta proposta construída pelas associações e ligas que atuam em todo o Estado. Foi entregue ao secretário um documento onde continham algumas sugestões e solicitações, a exemplo de uma subvenção para as quadrilhas juninas, caso não aja novamente os festejos juninos devido à pandemia; a promoção de espaços específicos para apresentações promovendo um intercâmbio cultural entre as regiões e o apoio ao concurso de quadrilhas da Fequajupe. Outra solicitação bem pontual foi a parceria com a Secretaria de Educação, em prol de uma concessão dos espaços para ensaios. A dificuldade de acesso às escolas públicas, veem estabelecendo um cenário de dificuldades no tocante as quadras por parte dos gestores das unidades escolares.
Para Michelly Miguel, presidenta da Fequajupe, o encontro marca mais uma incidência política em prol do movimento junino de Pernambuco. “Ter a oportunidade de compartilhar a mesma mesa com um secretário de estado para discutir os rumos do nosso período junino representa um avanço para o movimento. Queremos que este ano o São João aconteça, uma vez que já estamos há dois anos sem essa festa. Mas é preciso entender que estamos atravessando um momento delicado. Contudo, ouvir do secretário Gilberto Freire que o governo está sensível à nossa causa é animador”, disse.
Estiveram na mesa representantes das ligas juninas Liquajus-PE (Sertão), Liquajur (Recife), Arcejo (Olinda) e Liquajugo (Mata Norte).
0 comments on “Fequajupe senta com Governo de Pernambuco para discutir os rumos do São João 2022”