O município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, há 63 quilômetros do Recife, ostenta o título de ter a quadrilha junina mais antiga em atividade ininterrupta do estado. A Quadrilha Junina Cambalacho. Fundada em 1983 pelas irmãs Jecilene e Jecijane, o nome da quadrilha se deu por conta de uma novela da época. O grupo também destaca a participação da primeira mulher como marcadora, a tia Socorro Cruz.
A partir daí, o grupo foi abrindo espaço para a participação dos homens da família e alguns moradores da Rua da Campina, onde acontecia os ensaios, a intenção era apenas animar a rua. Mais a brincadeira foi ganhando espaço e com isso a Cambalacho não só animava as ruas de Goiana, mais também passou a competir em grandes arraiais.
Uma Quadrilha que teve suas glórias na categoria quadrilha Matuta e também obteve grandes méritos como Quadrilha recriada, padronizada e Estilizada. Obteve participações nas principais arraias do estado de Pernambuco, estando em várias finais e sendo a maior quadrilha de toda Mata Norte do Estado.
Recentemente, a Câmara dos Vereadores de Goiana homenageou tia Socorro com Voto de Aplausos pela grande contribuição dada à cultura local goianense através do seu trabalho desenvolvido na quadrilha durante esses quase 40 anos.
0 comments on “Junina Cambalacho, do município de Goiana, é sinônimo de resistência e fortalecimento da cultura local”