A junina Zé Matuto, do município de São Lourenço da Mata, retorna ao ciclo junino após três anos longe dos arraiais. No último domingo (05), o grupo esteve reunido para a realização de mais um ensaio onde promete encantar o público com o espetáculo de 2023, além de resgatar a tradição da quadrilha que este ano completará dez anos no mês de outubro.
O grupo encerrou as atividades em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, assim como todos os grupos, mas não retornou em 2022 como a maioria deles. O motivo, segundo seus dirigentes, foi conseguir reunir os componentes que estavam dispersos por diversas razões.
Uma delas, talvez a mais importante, foi a tragédia ocasionada pelas fortes chuvas que deixaram centenas de desabrigados e dezenas de mortos na Região Metropolitana do Recife no mês de junho do ano passado. A cidade de São Lourenço foi atingida e componentes da Zé, assim como a população em geral, tiveram suas casas e pertences levados pela força das chuvas. Foi a hora de arregaçar as mangas e pôr em prática o braço social do grupo que se mobilizou e saiu às ruas para ajudar as pessoas.
“Foi um momento muito difícil para todos nós, mas estamos aqui, reunidos e reunidas para celebrar a vida e mais um ano fazendo quadrilha. Nossa comunidade estava ansiosa para nos ver novamente. Estamos muito felizes em rever nossos amigos e poder trazer novamente essa cultura popular chamada quadrilha junina”, festejou o presidente da Zé, Walmir Souza.
O projetista e marcador da quadrilha, Fábio Santana, é a figura responsável pelo espetáculo deste ano da Zé Matuto. De acordo com ele, o grupo apresentará ao ciclo junino o tema “Alma de Rio”, inspirado no lendário e importante Rio São Francisco enquanto elemento da natureza, cenário de lendas e crendices e como um potente agente transformador na vida das comunidades ribeirinhas.
Fábio acredita que seus projetos, a exemplo de “Canavial de Engenho”, “O Reino Castanho do Sertão”, entre outros, – extraídos da história pernambucana -, compõem a identidade artística da Zé. “Sempre partimos de um objeto de pesquisa para compor nossos espetáculos. Temas que encontramos nas grandes literaturas do nosso Estado. E Alma de Rio não será diferente”, afirmou.
O grupo já está quase fechando seu cordão. Seus antigos componentes, que estavam em outras quadrilhas em 2022, estão retornando à casa, uma vez que a Zé sempre afirmou manteve as portas abertas, reforçando o bordão “Entre, a casa é sua!”.
Os ensaios da Zé Matuto acontecem sempre aos sábados à noite e aos domingos a tarde no centro da cidade.
0 comments on “Junina Zé Matuto inicia temporada 2023 com espetáculo genuniamente pernambucano”