Notícias

Pré Junino se consolida como maior evento que antecede o São João em PE

Após dois anos adormecido, o São João de Pernambuco retoma as atividades juninas devolvendo à população o sentimento de uma das melhores e maiores festas populares do Nordeste. Exemplo desse avanço aconteceu no último domingo (01) no Recife durante a realização do Pré Junino 2022, evento que reuniu no Clube Português 22 quadrilhas juninas que mostraram uma prévia de como serão os espetáculos desse ano. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o clube recebeu aproximadamente três mil pessoas. O evento aconteceu atendendo o decreto estadual de combate à Covid-19.

Em quadra, os grupos se apresentaram com muita garra e alegria. “Já estávamos loucos para voltar a dançar quadrilha. Não via a hora de me vestir, sentir novamente o frio na barriga e entrar no arraial, mesmo que fosse apenas para uma apresentação e não uma competição”, disse Gilvânia Fagundes, da junina Lumiar.

Assim como ela, Romildo Santana, diretor e dançarino da junina Quentão, do município de Ipojuca, falou da satisfação de estar de volta ao ciclo junino com a quadrilha. “Eu já havia deixado de dançar há alguns anos. Mas essa pandemia me provocou a voltar a dançar. E hoje estou aqui, junto com minha esposa que também dança. Estamos muito felizes”. Apesar de dançarem na mesma quadrilha, Romildo e a esposa não dançam juntos. “Cada um com seu par”, brincou.

Para a presidenta da Fequajupe, Michelly Miguel, o evento foi mais uma vez um sucesso. “Apesar das adversidades durante a organização e até mesmo os que surgem durante a festa, para nós da federação é muito gratificante termos um produto como este Pré Junino para oferecer à sociedade. A cada ano as edições superam as anteriores em público, por exemplo. Só temos a agradecer a todos, todas e todes”.

O Pré Junino está para além do artístico. O evento ainda serve como mola propulsora para outros setores como o da Economia. A festa conseguiu aquecer o comércio e isso animou os donos de lojas de tecidos e adereços. “Essa contribuição que o evento dá ao comércio local é magnífica. Durante a semana que antecede o Pré Junino, as lojas ficam abarrotadas de quadrilheiros que investem valores consideráveis só por conta desse encontro. Fico muito grato em ver toda essa mobilização”, disse o marcador da junina Dona Matuta, Sérgio Trindade.

Fotos: Everton Ribeiro

0 comments on “Pré Junino se consolida como maior evento que antecede o São João em PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *