A ideia primeira de fundar a quadrilha Anarriê Junina foi do professor de Educação Física e coreógrafo Walmir Souza, em 15 de março de 2005, na comunidade do Parque Capibaribe, município de São Lourenço da Mata. A iniciativa logo teve o apoio de duas importantes mulheres: Zenaide Rodrigues (tia Zenaide) e Iracilda da Silva (vovó Zilda).
Com o propósito de reunir e ocupar o tempo ocioso dos jovens da localidade, a Anarriê desenvolve um trabalho de formação pedagógica, através da dança. Essa preocupação com o papel social da quadrilha transparece na fala do marcador e presidente do grupo Walmir Souza: “Para dançar na quadrilha o brincante tinha que estar matriculado e frequentando
uma rede oficial de ensino. Com isso, houve uma aceitação muito grande
por parte da comunidade. Essa iniciativa ajudou muitas pessoas que estavam fora da escola ou mesmo aquelas que estavam matriculadas a levar a sério os estudos, dando prioridade ao processo de formação profissional e educacional”.
A identificação da comunidade com o trabalho da quadrilha refletia na procura dos jovens para fazer parte do grupo. No último ano da Anarriê, participaram 70 pessoas, das quais, 90% eram moradoras da localidade. Essa popularidade era visivelmente identificada nos ensaios, que aconteciam na praça da Rua 75, Rua 62 e na Escola Leonor Porto, a partir do mês de março, e nas oficinas de formação cultural desenvolvidas pelo grupo ao longo do ano.
Segundo Walmir, “no decorrer desses cinco anos foram realizadas várias atividades, entre elas, oficinas de teatro, ministrada pelo professor Jorge Gomes de Fonseca; cabelo e maquiagem ministrada pela estilista Bárbara Finsking; criação do vestuário feita em parceria com André de Biasy e Bárbara Finsking; criação de cenário e produção em geral pelos integrantes que direta ou indiretamente colaboraram para a construção dessa quadrilha, mas em especial a Anderson Costa (Negão), Garbson, Diogo, Carlos Marques, Edson (Buda), Gabriela (Gabicha), Andreza Costa, Gláucia (Chinha) Marcílio, Jhonatan, Marcelinho, Dayvison (Day), Bruno Henrique, Alisson (Ninho), George (Binho), Lery, Junior (Boy), Acácio, Klebson, Genildo Machado e Gilberto Monteiro.”
O esforço e a dedicação de todos que fizeram a Anarriê Junina resultaram na conquista de vários títulos, entre eles: campeã do Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas de São Lourenço da Mata (2005); 4º lugar no Festival Pernambucano da Prefeitura do Recife, grupo Dois, em 2007,conquistando os seguintes prêmios: melhor marcador (Walmir Souza), melhor Trilha Sonora (Marcelinho, Marcilio, Chinha), melhor Maria Bonita, Gláucia (Chinha), melhor Rainha, (Ceça); em 2009, o grupo é campeão do primeiro Concurso de Quadrilhas Juninas do Sesc São Lourenço, classificada para final do grupo Um do Festival Pernambucano. Por motivos diversos, em 2010, a Anarriê deixa de se apresentar no São João, levando grande parte dos seus integrantes a organizarem outro grupo com o nome “Anavantu”.
Fonte: Livro “Nos Arraiais da Memória – As quadrilhas juninas escrevem diferentes histórias”. Mário Ribeiro – 2010
0 comments on “Quadrilha Anarriê Junina”