Por Tádzio Estevam (Ascom Fequajupe)
O Workshop de Jurados 2023, realizado pela Fequajupe em parceria com o Sesc Pernambuco, superou as expectativas e atraiu um número de participantes superior ao da edição passada, em 2022. Este ano, o evento aconteceu nos dias 22, 23 e 26 de maio no Sesc Santa Rita, no Recife. Participaram avaliadores experientes e postulantes a ocupar pela primeira vez uma vaga nas comissões avaliadoras dos grandes festivais estaduais e nacionais.
Durante três dias, os participantes vivenciaram o universo junino sob a ótica de um jurado. Palestras, discussões, mesa redonda e avaliação final estiveram na programação do evento. Para o veterano em comissões julgadoras, Ode Felix, o workshop proporciona a cada ano mais conhecimento e vivências aos participantes. “Esta atividade nos transporta ainda mais para dentro do universo junino. Aqui temos mais conhecimento prático e teórico da manifestação folclórica do mês de junho. Através dessas informações vamos estar mais habilitados para avaliar e julgar os trabalhos juninos feitos por pessoas sérias, que se dedicam o ano todo em prol do movimento fazendo quadrilhas juninas”.
Para Mônica Holanda Cavalcanti, que também já presta sua experiência artística e cultural ao ciclo junino de Pernambuco, a realização do workshop “é de fundamental importância para o ciclo junino, pois a gente consegue ter um diálogo mais claro e direto com os grupos na hora de avaliar os belíssimos trabalhos juninos. Aconselho que todos e todas nós, e aquelas pessoas que não puderam participar este ano que não percam essas oportunidades de formação”, recomendou.
Adélia Collier, gestora do Centro de Design do Recife, ressaltou a troca de experiências entre as culturas que aconteceu durante o evento. “Poder participar deste intercâmbio da cultura popular com a cultura erudita é muito positivo para nós avaliadores e o ciclo junino como um todo”.
O último dia do workshop foi de expectativas. Foi a hora de colocar todo o aprendizado dos dias anteriores no papel através de uma prova de conhecimentos. O documento é quem vai decidir, através de notas, os jurados que participarão das atividades do Pernambuco Junino, o concurso da Fequajupe que acontece a partir do dia 13 de junho e segue até a grande final no comecinho do mês de julho. Ricardo Angeiras, coordenador de Formação Pedagógica e responsável pela comissão avaliadora do Pernambuco Junino, comemorou o sucesso desta edição e já adiantou que em 2024, o workshop precisará de mais dias para o repasse de mais conteúdo aos participantes e para inscrever mais pessoas que infelizmente não puderam participar este ano. Angeiras festejou o saldo positivo do evento e o nível de amadurecimento dos participantes. “Aqui não estamos ensinando ninguém a julgar ou avaliar uma quadrilha junina, até porque todos e todas já fazem isso com maestria festivais afora. Mas este espaço é para dar mais luz ao que já conhecemos e mostrar novos caminhos. Também não poderíamos realizar um concurso como o Pernambuco Junino e não oferecer uma formação ao nosso corpo de jurados”, disse. O workshop conferiu certificado a todos os participantes.
Para a presidenta da Federação, Michelly Miguel, o workshop consiste em uma das muitas ações que já vêm sendo realizadas pela entidade ao longo do ano. “Estamos chegando no mês de junho, onde todas as atenções estarão voltadas aos festivais. Mas antes disso, a federação vem trabalhando, cotidianamente, dia e noite, realizando atividades que visam fortalecer o ciclo junino de Pernambuco. Seminários, formações com os quadrilheiros, encontros de quadrilhas como o Pré Junino, isso em todas as regiões do estado. Agora vamos nos dedicar às atividades de junho e após o São João continuaremos com mais atividades e novidades para o ciclo”, finalizou.
0 comments on “Workshop de Jurados atrai número maior de participantes em 2023”